Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar

Também bastante procurado, o atendimento domiciliar visa atender uma demanda de pacientes que não conseguem se locomover até o consultório. Quando falamos em locomoção, falamos em pacientes que possuem queixas que precisam de cuidados mais delicados.

São feitas algumas etapas como forma de “entrevista” com familiares, que estes devem vir até o consultório para encontrar o terapeuta, a fim de explicar o motivo da busca pelo atendimento domiciliar.

Em alguns casos, os pacientes buscam por atendimento domiciliar, mas acabam por iniciar o processo terapêutico em consultório, quando notam, junto ao terapeuta, que o processo já está sendo desenvolvido no fato dele conseguir vir ao consultório.

É importante avaliar

Para se exercer o atendimento domiciliar, como dito acima, é necessário que o mesmo passe por etapas. Nem sempre é o mais adequado, dependendo da demanda do paciente. Isso porque é dado como prioridade casos em que o paciente está com depressão grave, síndrome do pânico, entre outras queixas consideradas de extrema gravidade, e não consegue sair de casa.

O psicólogo sempre dará prioridade em tentar trazer o paciente até o consultório, pois isso já estará trabalhando sintomas que possam tornar-se maiores ao longo do processo.

Como eu consigo agendar um atendimento domiciliar?

Atualmente, a demanda em consultório tem aumentado gradativamente, e, portanto, as agendas estão com horários cada vez mais complicados. Por isso, quando é solicitado o atendimento que chamamos de homecare, é necessário um processo de avaliação para o profissional identificar se a queixa do paciente se enquadra para este tipo de atendimento ou não.

É feito todo o suporte para a família e paciente, passando todas as informações necessárias para que esclareçam suas dúvidas e decidam se é o perfil de atendimento mais adequado.

Antes de iniciar a avaliação é possível esclarecer dúvidas sem compromisso?

Sim. O terapeuta também poderá oferecer um suporte por telefone, esclarecendo dúvidas e repassando informações necessárias. Através desta conversa já é possível também avaliar se podem dar continuidade ao homecare e iniciar o processo de avaliação, ou se é possível que o paciente inicie um tratamento em consultório.

O objetivo é cuidar e tratar a demanda do paciente, trazendo bem-estar e conforto para que seja desenvolvido um processo tranquilo e satisfatório, tanto para o paciente quanto para a sua família.

Por essa razão este atendimento é feito através de etapas, para descobrir o que realmente poderá trazer bons resultados à terapia, de forma rápida e impactando o mínimo possível a rotina do paciente, que é o principal interessado.

Autora: Thaiana F. Brotto - CRP 06/106524